Fundado em 2014, o Porto Vitória Futebol Clube (PVFC) foi criado para ser referência entre os clubes de futebol no Brasil, tanto na gestão (Controle de orçamento) quanto na formação de futebolistas de qualidade. Atualmente, o clube conta com 100 atletas, sendo 30 em cada categoria (sub-13, sub-15 e sub-17), além de 10 atletas com idade entre 12 e 17 anos que ficam em avaliação.
Em sua infraestrutura, o Porto Vitória possui um centro de treinamento com três campos, um ginásio, quatro vestiários e área de lazer. Para preparar os jogadores para as competições e avaliações, a comissão técnica tem seis profissionais (Coordenador da Base, Preparador Físico, Preparador de Goleiro e três técnicos, sendo um para cada categoria). Todos os profissionais da comissão técnica são formados em Educação Física com especialização em Futebol e passam, continuamente, por qualificações que os capacitam para desenvolver os treinamentos mais próximos possíveis das grandes equipes do Brasil.
Na busca por revelar atletas para grandes clubes, o PVFC conta com um índice de aprovação elevado. Hoje, além dos atletas que atuam nos times profissionais do futebol capixaba, dez jogadores descobertos pelo Porto Vitória estão atuando em times de relevância nacional: Denivys Will (Cruzeiro – MG), Natan de Souza (Flamengo – RJ), Gustavo Ferreira (Grêmio – RS), David Gomes, Victor Amorim, Marcos Paulo, Matheus Santos e Erick Rocha (Ponte Preta – SP), Matheus Cabral (Vasco – RJ), Guilherme (Atlético Mineiro – MG).